"A música eleva os sentimentos mais profundos do ser humano. Não é necessário gostarmos de todos os estilos, porém conhecê-los".
domingo, 7 de outubro de 2007
Facilidade em adquirir músicas
Muitos falam da grande explosão de CD's piaratas, à venda em toda parte, que está assim, "afetando o mercado fonográfico com a péssima qualidade desses produtos". Mas o que não vemos, são os "empresários dessa indústria musical", baixando assim os valores de seus produtos para que o consumidor possa adquirir produtos de boa qualidade.
O Radiohead, que deixou sua última gravadora em 2005, a EMI/Parlophone, e desde então estava sem contrato. É um dos primeiros nomes do alto escalão do rock mundial a encampar uma iniciativa de lançamento de disco sem ajuda de uma das grandes indústrias do mercado fonográfico. Eles anteciparam o lançamento de seu sétimo álbum, intitulado "In Rainbows" (somente disponível para compra pelo site da banda, o http://www.radiohead.com/), como vão colocar à disposição do público por meio de dowload pago as faixas recém-lançadas antes da venda do CD. E o melhor de tudo, é que o próprio cliente quem decide o quanto pagar pelos arquivos digitais. A frase "cabe a você" ("it's up to you") está estampado no anúncio do lançamento no site oficial.
Aqui no Brasil, também temos bandas que já fazem o mesmo, pois muitas delas, firma sua tragetória dessa forma - a difereça é que você, consumidor, não paga nada, o download é totalmente gratuito - então, essas bandas fazem assim à ficar na fila a espera de uma grande gravadora que as contratem. Temos então, bandas como O Teatro Mágico, que disponibilizam suas músicas em seu próprio site, Mombojó, outra banda que faz o mesmo, falarei dela na próxima postagem.
No senário alternativo, a maioria das bandas disponibilizam suas músicas em seus sites. O que temos a fazer é aproveitar!