domingo, 6 de abril de 2008

ESTRONDO SEDUTOR


3 Na Massa

Com a banda 3 Na Massa, cantoras como CéU e Thalma de Freitas se reiventam como musas em projeto inovador

Por Rafaella Soares


Serge Gainsborg fez suas respectivas Jane Birkin e Brigitte Bardot gemerem e sugerirem as maiores fantasias lúbricas nos clássicos da chanson francesa pro mundo todo. O Two Virgins tem uma faixa que consiste basicamente de John e Yoko dizerem o nome um do outro, entre gemidos e respirações ofegantes. Mick Jagger botou Marianne Faithfull no bom caminho, por assim dizer, e Sister Morphine, encontrou uma voz.
A música é pródiga em exemplos bem sucedidos de produção/composição masculina registradas por vocais sensuais femininos.

Rica Amabis, Pupillo e Dengue foram além.Tiraram as mulheres da condição de musa por contingência. Mas sem perder a libido jamais. A formação do 3 na Massa (que conta com os membros da Nação Zumbi na cozinha) consegue ser a melhor novidade em se tratando de bandas paralelas dessa leva interminável de novos projetos pop eletrônicos. Suas influências formam uma colagem sonora e visual tão heterogênea quanto se consegue ser ultimamente na música contemporânea. Metais que lembram em muitos momentos a Orquestra Imperial, ou a excelente Vermute de Recife.

Atinge ao mesmo tempo um clima lúdico e sofisticado. Aqui cabe dizer, todos as formações no estilo “coletivo” atual - vide Moreno, Domenico, Kassin+ tantos!, esbanjam em barulhinhos, texturas, invencionices das mais prazerosas. As parcerias não podiam ter simbiose maior. Nas músicas disponíveis no Myspace, tem desde Thalma de Freitas, sub-aproveitada em novelas da Globo, mostrando sua elegância nada afetada e voz suave na faixa “O seu lugar”, até CéU, revelação de 2006, interpretando uma canção de Junio Barreto, “Doce Guia”. “Tatuí” merece um à parte. A hipnótica faixa escrita por Rodrigo Amarante ganha um ar de lolita na voz de sua namorada, Karine Carvalho.

Acessem o My space e ouça, algumas músicas:

http://www.myspace.com/3namassa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expressar faz bem...